TJ reconhece legalidade de leis que isentam moradores de AL da taxa de inscrição em concurso público

TJ reconhece legalidade de leis que isentam moradores de AL da taxa de inscrição em concurso público

  • 0 comentário(s)
O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL) reconheceu a constitucionalidade de leis estaduais que preveem a gratuidade da taxa de inscrição em concursos realizados pelo Estado para pessoas carentes e que vivem há, no mínimo, dois anos em Alagoas. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (8).

Com isso, pessoas que residem no estado em período igual ou maior ao estabelecido ficarão isentas das taxas, mas desde que tenham renda de até um salário mínimo, sejam desempregadas, carentes ou que comprovem ter doado sangue nos últimos seis meses.

A decisão foi assinada na última terça (5). O objetivo da ação, proposta pelo Ministério Público do Estado (MP-AL), era declarar inconstitucionais alguns dos artigos das leis estaduais nº 6.873/2007 e nº 7.858/2016, que listam as condições para isenção de taxa de inscrição em concursos públicos promovidos pelo Estado.

O MP argumentava que as leis devem proteger a ampla acessibilidade aos cargos públicos, de maneira que as leis afrontariam o princípio de igualdade e poderiam gerar discriminação.

Contudo, o relator do processo, desembargador Fernando Tourinho, deu outro entendimento à questão, e foi acompanhado pelos demais desembargadores.

"Os pré-requisitos não impedem a participação de pessoas de outros estados nos concursos públicos de Alagoas, e o benefício garante a participação gratuita de candidatos em determinadas situações", afirmou o relator.




Fonte:G1

0 comentário(s)

Seu nome:
Seu comentário:

Últimos vídeos

Avine Vinny - Maturidade ft. Matheus & Kauan
22 dias
Zé Neto e Cristiano - WHISKY E GELO
25 dias
Mano Walter - Coração de Gelo
29 dias
Todos os direitos Reservados a Rádio Jaciobá Fm.
Sistema criado por Webservic